Boeing 727





O Boeing 727 é uma aeronave americana, narrow-body, trijato, com cauda em "T", para a aviação comercial. O primeiro Boeing 727 voou em 1963 e por mais de uma década foi o jato comercial mais produzido no mundo. Quando a produção se encerrou em 1984, um total de 1.831 aeronaves haviam sido produzidas. O recorde de vendas do 727 como jato comercial mais vendido do mundo, foi quebrado no começo dos anos 90 por seu irmão mais novo, o Boeing 737.
O 727 foi produzido seguindo o sucesso do quadrijato Boeing 707. Projetado para rotas de curta distância, o 727 se tornou o principal apoio para rotas comerciais das empresas aéreas. Uma versão alongada, o 727-200, foi lançado em 1967. Em Agosto de 2008, havia um total de 81 Boeing 727-100 e 419 727-200 ainda em operação. 

Design e Desenvolvimento
O projeto do 727 nasceu a partir de um compromisso entre as empresas United Airlines, American Airlines, e Eastern Air Lines, devido à necessidade de configuração de um novo jato para prover cidades menores, que normalmente possuem pistas menores e menor demanda de passageiros. A United Airlines queria uma aeronave quadri-motora para seus voos em aeroportos de alta altitude, especialmente uma de suas sedes, Stapleton International Airport em Denver. A American Airlines, que já vinha operando o Boeing 707 e o 720, já pensava em uma aeronave bi-motora por questões de eficiência. A Eastern, no entanto, queria um jato trimotor para suas operações no Caribe, de forma que naquela época, os voos comerciais com aeronaves bimotoras eram limitados por regulamentos para rotas com no máximo 60 minutos de voo para um outro aeroporto. Eventualmente, as empresas aéreas concordaram em ser um trijato, e então nasceu o 727. Existem duas variantes básicas do 727. O 727-100 foi lançado em 1960, iniciando serviço apenas em Fevereiro de 1964. O 727-200 foi lançado em 1965 e colocado em serviço em Dezembro de 1967. Muitas versões derivadas foram criadas para atender os pedidos das empresas aéreas.

727-100
O primeiro modelo de produção foi conhecido como 727-100. O primeiro 727-100 voou em 9 de Fevereiro de 1963 e o Certificado Tipo da FAA foi recebido em 24 de Dezembro do mesmo ano. A primeira entrega para a United Airlines foi feita anteriormente a isto, em 29 de Outubro, permitindo o início do treinamento para os pilotos. O primeiro serviço de passageiros do 727 foi realizado pela Eastern Air Lines em 1 de Fevereiro de 1964, no trecho Miami, Florida, Washington, D.C. e Filadélfia, Pensilvânia.
Um total de 571 727-100 foram entregues (407 -100, 53 -100C, e 111 -100QC). Um 727-100 foi produzido, mas retido pela Boeing, trazendo à produção total de 572 aeronaves. 

727-100C
Versão Conversível de Carga / Passageiro. Possuía uma porta para cargas adicional e fuselagem reforçada. São três as possíveis configurações:
  • 94 passageiros em classe mista
  • 52 passageiros em classe mista e quatro pallets para carga (22,700 lb, 10,297 kg)
  • pallets para carga (38,000 lb, 17,237 kg)
 727-100QC
QC significa Quick Change (mudança rápida). Esta variante é similar à versão conversível, com rolamentos no chão da aeronave para uma galley "paletizada" e assentos e/ou carga para permitir um tempo muito menor para a troca (30 minutos).

727-100QF
QF significa Quiet Freighter (cargueiro silencioso). Uma versão cargueira para a United Parcel Service, re-motorizada com os Turbofans Rolls Royce Tay.

727-200
Versão alongada do 727-100. O -200 é 6 metros mais comprido (46.7 m) que o -100 (40.6 m). Uma seção de fuselagem de 3 metros foi adicionada na parte anterior às asas e outra seção de mesmo tamanho adicionada na paste posterior às mesmas. A envergadura e a altura permanecem as mesmas nas versões -100 e -200 (33m e 10m, respectivamente). O 727-200 original tinha o mesmo peso que o 727-100; entretanto, a medida que a aeronave ia evoluindo, uma série de pesos maiores e motores mais potentes foram adaptados, juntamente com outras melhoras, e a partir da produção em linha de número 881, os 727-200s são designados -200 Advanced. O peso bruto da aeronave foi eventualmente aumentado de 76.657 kg para 95.027 kg nas últimas versões. A entrada de ar dorsal do motor 2 também foi redesenhada para ser redonda em sua forma, ao invés de oval como era na série -100.
O primeiro 727-200 voou em 27 de Julho de 1967 e recebeu certificação pela FAA em 30 de Novembro de 1967. A primeira entrega foi realizada em 14 de Dezembro de 1967 para a Northwest Airlines. Um total de 310 727-200 foram entregues antes que desse lugar aos 727-200Adv de 1972.

727-200C
Versão Conversível Carga / Passageiro. Apenas 1 aeronave deste modelo foi construída.

727-200Adv

MTOW (Peso Máximo de Decolagem) e alcance melhorados. Houve também, melhoras na cabine de passageiros.

727-200F Advanced
Versão cargueira do 727-200 Advanced começou a ser disponibilizado a partir de 1981, designando-o como 200F Advanced, motorizados com três Pratt & Whitney JT8D-17A e uma estrutura reforçada na fuselagem, uma porta para o deck principal com 3,35 m 5 cm por 2,13 m 5 cm e uma cabine sem janelas. Esta foi a última variante de produção do 727 a ser desenvolvida pela Boeing e 15 aeronaves foram construídas, todas para a Federal Express. O último 727 a ser completado pela Boeing foi a série 200F Advanced para a Federal Express.
Super 27
Velocidade aumentada em 80 km/h, devido à troca de dois motores laterais com os JT8D-217, que podem ser encontrados em muitos MD-80, juntamente com a adição de um hush kit no motor central. Winglets foram também instalados em algumas destas aeronaves para aumentar a eficiência de combustível. Esta modificação foi originalmente desenvolvida por Valsan Partners, mas foi posteriormente vendida pela Goodrich.

Curiosidades
  • Em 05 de Dezembro de 1977 foi transportado o passageiro de número 1 bilhão em aeronaves Boeing 727. Um recorde inédito até então.
  • Mais de 200 aeronaves 727 de passageiros foram alteradas para a versão cargueira nos últimos anos.
  • A Transbrasil foi a maior operadora do Boeing 727 da América Latina.

Operação atual
Vários exemplares do 727 continuam a voar, principalmente por empresas cargueiras. Recentemente a Aerolíneas Sudamericanas, da Bolívia, adquiriu duas aeronaves para iniciar suas atividades. Pela configuração de 3 motores, o tipo se torna ideal para operar nas elevadas altitudes do país andino.
No Brasil e como em grande parte do mundo, o B727F é utilizado como aeronave para transporte de carga. Seu alto nível de ruído e consumo acabam inviabilizando o emprego na aviação comercial de passageiros. Porém, sua capacidade de carga (que gira em torno das 25 ton) e alcance o tornaram um dos melhores aviões para transporte de cargas no Brasil. Hoje, muitas empresas do Brasil tornam possível ver novamente nos céus a silhueta do única do trirreator da Boeing. Mesmo sendo uma aeronave que consuma bastante, ela é econômica em comparação com outros modelos dos anos 60/70 que ainda continuam voando para carga como os DC-8 e 707 que são quadrimotores da primeira geração da "Era Jato".
No Brasil
Operaram com o Boeing 727 no Brasil :
  • Cruzeiro : B727-100
  • Fly : B727-200ADV
  • Itapemirim Cargo : 727-100F e 727-200F
  • Sava : B727-100F
  • RIO Linhas Aéreas : B727-200F
  • Transbrasil : B727-100
  • Varig : B727-100
  • Varig Log : B727-100F e B727-200F
  • Vasp : B727-200
  • Vaspex : B727-200F
  • Via Brasil : B727-2B6 ADV
  • Total Cargo : B727-200F

Especificações

727-100
727-100F
727-200
727-200 Advanced
727-200F
Capacidade
149 passageiros (classe única)
131 passageiros (duas classes)
-
189 passageiros (classe única)
145 passageiros (duas classes)
-

Capacidade de Carga
-
21.230 kg
-

27.215 kg

Tripulação
3 tripulantes + 4 comissários
3 tripulantes
3 tripulantes + 4 comissários
3 tripulantes

Comprimento Total
40,6 metros
40,6 metros
46,69 metros)

Envergadura


32,92 metros

Área da Asa


153 m²

Altura


10,36 metros

Peso Máximo de Decolagem
(MTOW)
170.000 lb (77.110 kg)

184.800 lb (83.823 kg)
209.500 lb (95.027 kg)
194.800 lb (88.356 kg)

Peso Básico Operacional
80.602 lb (36.560 kg)

98.400 lb (44.633 kg)
102.900 lb (46.674 kg)
93.454 lb (42.390 kg)

Capacidade de Combustível
29.100 litros
30.600 litros
39.800 litros

Alcance


4.506 km



Velocidade Máxima de Cruzeiro


Mach 0.9



Velocidade de Cruzeiro


521 nós



Teto Operacional
36.100 pés
42.000 pés

Razão de Subida
2.940 pés/min





Motorização (3x)
Pratt & Whitney JT8D-1
Pratt & Whitney JT8D-7
Pratt & Whitney JT8D-9
Pratt & Whitney JT8D-17
Pratt & Whitney JT8D-17R


Referências



  1.  Norris and Wagner. Modern Boeing Jetliners. 1999: Motorbooks International, pp. 12–3.
  2. "World Airliner Census", Flight International, 19–25 de Agosto de 2008.
  3. "Commercial Jets". Modern Marvels. 16 de Janeiro de 2001. approx. 15 minutos.
  4. Airclaims Jet Programs 1995
  5. Flght  International Hush Kit Survey
  6. Bowers, Peter M.. Boeing Aircraft since 1916. USA: Naval Institute Press, Junho de 1989. 481–492
Ligações externas
  • 727 Datacenter - tudo sobre o  Boeing 727 (em português)
  • Aviação Comercial - 727 (em português)
  • Site Oficial (em inglês)
  • Boeing-727.com (em inglês)


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