Tráfego aéreo mundial desacelera crescimento







Muito embora o tráfego aéreo mundial tenha registrado um crescimento de 3,1% no último mês de março, o desempenho foi menor que o do mês de fevereiro, quando o crescimento foi de 5,6%, segundo dados da IATA. Estes números incluem o tráfego aéreo doméstico e internacional.

 "Após vários meses de forte crescimento, observamos uma diminuição no crescimento da demanda. Entretanto, o desempenho das economias mais fortes poderá continuar sustentando o crescimento nos próximos meses", disse Tony Tyler, diretor geral da IATA, em comunicado à imprensa.

O tráfego aéreo internacional cresceu 2,6% em março, muito abaixo do crescimento de 5,4% no mês de fevereiro. Neste período a oferta aumentou 5,5%, enquanto a taxa de ocupação média caiu para 78%, ou 2,3 pontos percentuais.

Por outro lado, o tráfego aéreo doméstico cresceu 4% em março, após um crescimento de 5,8% no mês anterior. Por região, o tráfego aéreo na Europa aumentou 2%, enquanto no mês anterior havia crescido 5,7%. "Esta diminuição poderá estar relacionada com a queda no desempenho econômico, principalmente nos mercados emergentes", segundo a IATA.

Na Ásia, o crescimento foi de 1,1%, em março, enquanto na América do Norte o aumento foi de 0,6%. O maior crescimento se deu no Oriente Médio, onde o tráfego aéreo cresceu 10%, seguido pela América Latina, com um aumento de 4,7%. Já na África o aumento registrado foi de 2,6% na demanda.