O Boeing 727 é uma aeronave americana, narrow-body, trijato, com cauda em "T", para a aviação comercial. O primeiro Boeing 727
voou em 1963 e por mais de uma década foi o jato comercial mais produzido no
mundo. Quando a produção se encerrou em 1984, um total de 1.831 aeronaves
haviam sido produzidas. O recorde de vendas do 727 como jato comercial mais
vendido do mundo, foi quebrado no começo dos anos 90 por seu irmão mais novo, o Boeing 737.
O 727 foi produzido seguindo o
sucesso do quadrijato Boeing 707. Projetado para rotas de curta
distância, o 727 se tornou o principal apoio para rotas comerciais das empresas
aéreas. Uma versão alongada, o 727-200, foi lançado em 1967. Em Agosto de 2008,
havia um total de 81 Boeing 727-100 e 419 727-200 ainda em operação.
Design e
Desenvolvimento
O projeto do 727 nasceu a
partir de um compromisso entre as empresas United Airlines, American Airlines, e Eastern Air Lines, devido à necessidade de
configuração de um novo jato para prover cidades menores, que normalmente
possuem pistas menores e menor demanda de passageiros. A United Airlines queria
uma aeronave quadri-motora para seus voos em aeroportos de alta altitude,
especialmente uma de suas sedes, Stapleton International Airport em Denver. A American
Airlines, que já vinha operando o Boeing 707
e o 720, já pensava em uma aeronave bi-motora por questões de eficiência. A
Eastern, no entanto, queria um jato trimotor para suas operações no Caribe, de
forma que naquela época, os voos comerciais com aeronaves bimotoras eram
limitados por regulamentos para rotas com no máximo 60 minutos de voo para um
outro aeroporto. Eventualmente, as empresas aéreas concordaram em ser um trijato,
e então nasceu o 727. Existem duas variantes básicas do 727. O 727-100 foi
lançado em 1960, iniciando serviço apenas em Fevereiro de 1964. O 727-200 foi
lançado em 1965 e colocado em serviço em Dezembro de 1967. Muitas versões
derivadas foram criadas para atender os pedidos das empresas aéreas.
727-100
O primeiro modelo de produção
foi conhecido como 727-100. O primeiro 727-100 voou em 9 de Fevereiro de 1963 e
o Certificado Tipo da FAA foi recebido em 24 de Dezembro do mesmo ano. A
primeira entrega para a United Airlines foi feita anteriormente a isto, em 29
de Outubro, permitindo o início do treinamento para os pilotos. O primeiro
serviço de passageiros do 727 foi realizado pela Eastern Air Lines em 1 de
Fevereiro de 1964, no trecho Miami, Florida, Washington, D.C. e Filadélfia,
Pensilvânia.
Um total de 571 727-100 foram
entregues (407 -100, 53 -100C, e 111 -100QC). Um 727-100 foi produzido, mas
retido pela Boeing, trazendo à produção total de 572 aeronaves.
727-100C
Versão Conversível de Carga /
Passageiro. Possuía uma porta para cargas adicional e fuselagem reforçada. São
três as possíveis configurações:
- 94 passageiros em classe mista
- 52 passageiros em classe mista e quatro pallets para carga (22,700 lb, 10,297 kg)
- pallets para carga (38,000 lb, 17,237 kg)
727-100QC
QC significa Quick Change
(mudança rápida). Esta variante é similar à versão conversível, com rolamentos
no chão da aeronave para uma galley "paletizada" e assentos e/ou
carga para permitir um tempo muito menor para a troca (30 minutos).
727-100QF
QF significa Quiet
Freighter (cargueiro silencioso). Uma versão cargueira para a United Parcel Service, re-motorizada com
os Turbofans Rolls Royce Tay.
727-200
Versão alongada do 727-100. O
-200 é 6 metros mais comprido (46.7 m) que o -100 (40.6 m). Uma seção
de fuselagem de 3 metros foi adicionada na parte anterior às asas e outra seção
de mesmo tamanho adicionada na paste posterior às mesmas. A envergadura e a
altura permanecem as mesmas nas versões -100 e -200 (33m e 10m, respectivamente).
O 727-200 original tinha o mesmo peso que o 727-100; entretanto, a medida que a
aeronave ia evoluindo, uma série de pesos maiores e motores mais potentes foram
adaptados, juntamente com outras melhoras, e a partir da produção em linha de
número 881, os 727-200s são designados -200 Advanced. O peso bruto da
aeronave foi eventualmente aumentado de 76.657 kg para 95.027 kg nas
últimas versões. A entrada de ar dorsal do motor 2 também foi redesenhada para
ser redonda em sua forma, ao invés de oval como era na série -100.
O primeiro 727-200 voou em 27
de Julho de 1967 e recebeu certificação pela FAA em 30 de Novembro de 1967. A
primeira entrega foi realizada em 14 de Dezembro de 1967 para a Northwest
Airlines. Um total de 310 727-200 foram entregues antes que desse lugar aos
727-200Adv de 1972.
727-200C
Versão Conversível Carga /
Passageiro. Apenas 1 aeronave deste modelo foi construída.
727-200Adv
MTOW (Peso
Máximo de Decolagem) e alcance melhorados. Houve também, melhoras na cabine de
passageiros.
727-200F Advanced
Versão cargueira do 727-200
Advanced começou a ser disponibilizado a partir de 1981, designando-o como 200F
Advanced, motorizados com três Pratt & Whitney JT8D-17A e uma
estrutura reforçada na fuselagem, uma porta para o deck principal com
3,35 m 5 cm por 2,13 m 5 cm e uma cabine sem janelas. Esta
foi a última variante de produção do 727 a ser desenvolvida pela Boeing e 15
aeronaves foram construídas, todas para a Federal Express. O último 727 a ser completado pela Boeing foi a série 200F Advanced
para a Federal Express.
Super 27
Velocidade aumentada em
80 km/h, devido à troca de dois motores laterais com os JT8D-217, que
podem ser encontrados em muitos MD-80, juntamente com a adição de um hush kit no motor
central. Winglets foram também instalados em
algumas destas aeronaves para aumentar a eficiência de combustível. Esta
modificação foi originalmente desenvolvida por Valsan Partners, mas foi
posteriormente vendida pela Goodrich.
Curiosidades
- Em 05 de Dezembro de 1977 foi transportado o passageiro de número 1 bilhão em aeronaves Boeing 727. Um recorde inédito até então.
- Mais de 200 aeronaves 727 de passageiros foram alteradas para a versão cargueira nos últimos anos.
- A Transbrasil foi a maior operadora do Boeing 727 da América Latina.
Operação atual
Vários exemplares do 727 continuam a voar, principalmente por empresas
cargueiras. Recentemente a Aerolíneas Sudamericanas, da Bolívia,
adquiriu duas aeronaves para iniciar suas atividades. Pela configuração de 3
motores, o tipo se torna ideal para operar nas elevadas altitudes do país
andino.
No Brasil e como em grande parte do mundo, o B727F é utilizado como
aeronave para transporte de carga. Seu alto nível de ruído e consumo acabam
inviabilizando o emprego na aviação comercial de passageiros. Porém, sua
capacidade de carga (que gira em torno das 25 ton) e alcance o tornaram um dos
melhores aviões para transporte de cargas no Brasil. Hoje, muitas empresas do
Brasil tornam possível ver novamente nos céus a silhueta do única do trirreator
da Boeing. Mesmo sendo uma aeronave que consuma bastante, ela é econômica em
comparação com outros modelos dos anos 60/70 que ainda continuam voando para
carga como os DC-8
e 707
que são quadrimotores da primeira geração da "Era Jato".
No Brasil
Operaram com o Boeing 727 no Brasil :
- Cruzeiro : B727-100
- Fly : B727-200ADV
- Itapemirim Cargo : 727-100F e 727-200F
- Sava : B727-100F
- RIO Linhas Aéreas : B727-200F
- Transbrasil : B727-100
- Varig : B727-100
- Varig Log : B727-100F e B727-200F
- Vasp : B727-200
- Vaspex : B727-200F
- Via Brasil : B727-2B6 ADV
- Total Cargo : B727-200F
Especificações
727-100
|
727-100F
|
727-200
|
727-200 Advanced
|
727-200F
|
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Capacidade
|
149 passageiros (classe única)
131 passageiros (duas classes)
|
-
|
189 passageiros (classe única)
145 passageiros (duas classes)
|
-
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Capacidade de Carga
|
-
|
21.230 kg
|
-
|
27.215 kg
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Tripulação
|
3 tripulantes + 4 comissários
|
3 tripulantes
|
3 tripulantes + 4 comissários
|
3 tripulantes
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Comprimento Total
|
40,6 metros
|
40,6 metros
|
46,69 metros)
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Envergadura
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32,92 metros
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Área da Asa
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153 m²
|
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Altura
|
10,36 metros
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Peso Máximo de Decolagem
(MTOW) |
170.000 lb (77.110 kg)
|
184.800 lb (83.823 kg)
|
209.500 lb (95.027 kg)
|
194.800 lb (88.356 kg)
|
||
Peso Básico Operacional
|
80.602 lb (36.560 kg)
|
98.400 lb (44.633 kg)
|
102.900 lb (46.674 kg)
|
93.454 lb (42.390 kg)
|
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Capacidade de Combustível
|
29.100 litros
|
30.600 litros
|
39.800 litros
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Alcance
|
4.506 km
|
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Velocidade Máxima de Cruzeiro
|
Mach 0.9
|
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Velocidade de Cruzeiro
|
521 nós
|
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Teto Operacional
|
36.100 pés
|
42.000 pés
|
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Razão de Subida
|
2.940 pés/min
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Motorização (3x)
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Pratt & Whitney JT8D-1
|
Pratt & Whitney JT8D-7
|
Pratt & Whitney JT8D-9
|
Pratt & Whitney JT8D-17
|
Pratt & Whitney JT8D-17R
|
Referências
- Norris and Wagner. Modern Boeing Jetliners. 1999: Motorbooks International, pp. 12–3.
- "World Airliner Census", Flight International, 19–25 de Agosto de 2008.
- "Commercial Jets". Modern Marvels. 16 de Janeiro de 2001. approx. 15 minutos.
- Airclaims Jet Programs 1995
- Flght International Hush Kit Survey
- Bowers, Peter M.. Boeing Aircraft since 1916. USA: Naval Institute Press, Junho de 1989. 481–492
Ligações externas
- 727 Datacenter - tudo sobre o Boeing 727 (em português)
- Aviação Comercial - 727 (em português)
- Site Oficial (em inglês)
- Boeing-727.com (em inglês)