A história do avião, que foi o astro principal do filme "Aeroporto" (1970)




PT-TCS

Boeing 707-349C. s/n 19354-503.
Entregue pela linha de produção da Boeing em Renton - 19 de maio de 1966
Primeiro vôo - 9 de junho de 1966
Registro de Aeronave norte-americano como N324F - junho de 1966
Arrendado à Flying Tigers pela Boeing - 21 de junho de 1966
Alugado à Universal Studio para a filmagem de Aeroporto (1970) - 28 de janeiro de 1969
Devolvido à Flying Tigers - 8 de março de 1969
Vendido a Aer Lingus - 1 de abril de 1969
Registro de Aeronave irlandês como EI-ASO - 1 de abril de 1969
Aeronave recebeu o nome ' St Canice'
Arrendado à Qantas Ltd. - 1970 de setembro
Vôo de teste para Dublin pela Qantas - 11 de setembro de 1970
Registro de Aeronave australiano como VH-EBZ - 13 de setembro de 1970
Aeronave recebeu o nome ' Cidade de Cisne Hill'
Dublin para Frankfurt, Alemanha - 14 de setembro de 1970

Chegando a Sydney às 11:07 após conclusão do vôo de migração de Frankfurt - 17 de setembro de 1970
Vôos de certificação na Austrália para Roma, Viena e Londres – setembro de 1970
Primeiro vôo comercial pela Qantas, Sydney - Londres - 28 de setembro de 1970
Último vôo pela Qantas, Sydney - Christchurch - Melbourne - Sydney como QF312/353/272 - 24 de setembro de 1971
Ferry Flight para Dublin como QF071D - 29 de setembro de 1971
Devolvido a Aer Lingus, Dublin – 30 de setembro de 1971
Cancelamento do Registro de Aeronave australiano - 1 de outubro de 1971
Registro de Aeronave irlandês como EI-ASO - outubro de 1971
Arrendado à British Caledonian - 25 de abril de 1973
Registro de aeronave Reino Unido G-BAWP - 25 de abril de 1973
A aeronave recebeu o nome ' Município de Inverness'
Volta para Aer Lingus - 15 de maio de 1975
Registro de Aeronave irlandês como EI-ASO - maio de 1975
Arrendado pela Zâmbia Airways - julho de 1975
Registro de aeronave como 9J-AEC
Voltado a Aer Lingus ao fim do arrendamento - outubro de 1975
Registro de Aeronave irlandês como EI-ASO - outubro de 1975
Arrendado pela Zâmbia Airways - outubro de 1976
Registro de aeronave como 9J-AEC - outubro de 1976
Voltado a Aer Lingus ao fim do arrendamento - janeiro de 1977
Registro de aeronave irlandês como EI-ASO - janeiro de 1977
Arrendado pela Zâmbia Airways – de 3 de abril a 3 de maio de 1980
Registro de aeronave em Bangladesh como S2-ACG - maio de 1980
Arrendado a Bangladesh Biman - 6 de maio de 1980
Primeiro vôo comercial pela Bangladesh Biman de Heathrow - 11 de maio de 1980
Voltando para Aer Lingus ao fim do arrendamento - 22 de novembro de 1980
Registro de Aeronave irlandês como EI-ASO - novembro de 1980
Entregue à Libyan Airways - 27 de fevereiro de 1981
Arrendado a Libyan - 1 de março de 1981
Voltando a Aer Lingus, foi retirado de uso e hangarado em Dublin - 31 de outubro de 1982
Devolvido a Aer Lingus após check “D” - 14 de setembro de 1983
Arrendado a El-Al, Israel - 14 de dezembro de 1984
Voltando a Aer Lingus ao fim do arrendamento - 24 de fevereiro de 1985
Convertido para configuração de alta densidade assentos (econômica) e voltou para Aer Lingus - 1985 de abril
Aer Lingus desativou a aeronave após vôo Londres - Dublin - 27 de outubro de 1986
Vendido a Omega Air - 30 de outubro de 1986
Cancelamento do Registro de Aeronave irlandês - 30 de outubro de 1986
Registrado para a Omega Air Inc., Washington, como N324F - dezembro de 1986
Arrendado para a Transbrasil, Brasil - 25 de janeiro de 1987
Registro de aeronave brasileira como PT-TCS - 25 de janeiro de 1987
Entrega para Transbrasil - 29 de janeiro de 1987
Aeronave foi destruída quando se chocou em aproximação para pouso em Guarulhos, São Paulo, Brasil - 21 de março de 1989
Morreram os três tripulantes e 18 pessoas no solo, quando se chocou nas casas
Aeronave foi destruída