Concorde - Quarenta e cinco anos

março de 1969


Concorde, voo inaugural


Projeto firmado entre os governos francês e britânico, o avião supersônico Concorde fazia, há 45 anos, seu primeiro voo. O Concorde decolou de Toulouse, na França, e ficou no ar por 27 minutos


Equipe de testes do Concorde


O único acidente com um Concorde

Apesar do dia de festa, eu não posso deixar de lembrar do acidente de 25 de julho de 2000, porque este acidente praticamente decretou de vez o fim das operações do Concorde. O mais incrível, é que a aeronave em si, não teve nenhuma responsabilidade na tragédia, o próprio avião foi uma das vítimas.

Recentemente publiquei aqui no blog, a história de um B707, o PT-TCS e as "coincidências" malucas envolvendo aquela aeronave. Mas embora eu não acredite em determinismos fatais, é no mínimo estranha a história deste Concorde, também.
A aeronave sequer estava escalada para voar no dia do acidente, mas a aeronave escalada apresentou problemas técnicos e para instigar mais ainda a nossa imaginação, a segunda aeronave escalada para substituir a originalmente do voo, também não pode fazer o voo, restando então a de matrícula F-BTSC.


Esta é a aeronave 
F-BTSC 



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No dia 25 de julho de 2000 um acidente envolvendo um Concorde da Air France, que decolava de Paris para New York, praticamente decretou o fim das operações do Concorde. Um vazamento de combustível devido à ruptura do tanque nº 5 provocou um grande incêndio sob a asa esquerda da aeronave. Depois de uma sequência de falhas, a aeronave não conseguiu ganhar altitude e caiu instantes depois da decolagem.


Após o acidente, o Concorde sofreu algumas modificações e 15 meses depois do acidente ele voltou ao serviço de passageiros. Porém, em 10 de abril de 2003, tanto a  Air France, quanto a British Airways, únicas operadoras deste tipo de aeronave, decidiram juntas encerrar os voos comerciais do Concorde. A Air France encerrou os voos do Concorde em 31 de maio de 2003, enquanto que a British Airways, encerrou os voos em 24 de outubro de 2003.

Aeronave

 

A aeronave tinha o número de série 203 e foi produzida na unidade da Aérospatiale,
em Toulouse, França. Seu primeiro voo foi em 31 de janeiro de 1975.


Foi adquirida pela Aérospatiale em 28 de maio de 1975, que a registrou como F-BTSC e arrendada  pela Air France de 6 de janeiro de 1976 a 8 de dezembro de 1976, retornando nesta data para a Aérospatiale. Em 11 de junho de 1979 foi novamente arrendada pela Air France, que a comprou da Aérospatiale em 23 de outubro de 1980. Na data do acidente a aeronave tinha 25,5 anos de uso, sendo quase 20 anos de propriedade da Air France. Seu Certificado de Aeronavegabilidade havia sido  emitido em 23 de dezembro de 1975, com validade até 29 de setembro de 2002. Até a data do  acidente, a aeronave estava com 11.989 horas de voo e 4.873 ciclos. A última revisão geral havia sido concluída em 01 de outubro de 1999 e desde então acumulava 576 horas de voo e 181 ciclos.

Acidente

 

 

 

 

No aeroporto Charles de Gaulle em Paris, França, o Concorde que realizaria o voo 4590 da Air France, com 109 pessoas a bordo, espera a autorização para decolar rumo a Nova Iorque, após o reparo do motor nº 2 (asa esquerda).



Às 14h42 (UTC), a tripulação é autorizada a decolar e inicia a rolagem pela pista nº 26. Às 14h43, a aeronave decola e instantes depois, a torre comunica à tripulação a existência de chamas sob a asa  esquerda. Em seguida, a tripulação comunica falha no motor nº 2.


A aeronave prossegue o voo em baixa altitude. O comandante comunica que seguiria para Le Bourget (aeroporto mais próximo) para tentar um pouso de emergência. O Concorde perde altura e ruma para a comunidade parisiense de Gonesse.


A asa esquerda começa a ser tomada mais drasticamente pelas chamas, comprometendo seriamente os comandos de voo, além da perda de potência dos motores e o avião vai se inclinando para este lado. Apesar dos esforços dos pilotos, o voo 4590 cai em um hotel de Gonesse. As 109 pessoas a bordo do avião e mais 4 no hotel morrem.


O voo 4590 durou aproximadamente 80 segundos (entre 14h43m13s e 14h44m31s).



Apurou-se nas investigações, que a ruptura do tanque foi causada pelo violento choque de um pedaço do pneu nº 2 (localizado no trem de pouso principal esquerdo) que estourou devido a uma peça de um DC-10 da companhia Continental, caída na pista do aeroporto Charles de Gaulle. Logo em seguida houve perda de potência no motor nº 2 e em seguida no motor nº 1. O DC-10 havia decolado cinco minutos antes do Concorde. Após 18 meses de investigações, foi apresentado o relatório final sobre o acidente.



Ação judicial

 

Uma corte francesa condenou em 6 de dezembro de 2010, a Continental Airlines e um de seus
mecânicos por homicídio culposo pela participação no acidente.



O mecânico soldador John Taylor foi condenado a 15 meses de prisão e a Continental ao pagamento de multa de 200 mil euros às famílias das vítimas. A Continental qualificou de absurda a decisão e anunciou que iria entrar com recurso.


Os promotores franceses responsabilizaram a companhia aérea pela queda na pista da peça metálica de sua aeronave, que decolara minutos antes do Concorde e que, segundo o relatório final do BEA, teria sido a causa inicial do acidente. O encarregado de manutenção da Continental, Stanley Ford foi inocentado.


Entretanto, em 29 de novembro de 2012, o tribunal francês recuou naquelas decisões e isentou a companhia norte-americana de qualquer culpa no acidente, acatando o recurso dos norte-americanos, cujo argumento era que o avião já teria irrompido em chamas antes de atingir o pedaço de metal e que a Continental estava a ser usada como bode expiatório para proteger a indústria de aviação francesa.


 O filme "Aeroporto 1979"









Esta é a aeronave utilizada no filme
F-BTSC




Abaixo, a cena final do filme "Aeroporto 1979 - Concorde"







O Concorde usado nas gravações, que se acidentou na história mostrada no filme, foi a mesma aeronave que caiu em 2000, matando todos os ocupantes e mais quatro pessoas em terra

Referências

  1. F-BTSC
    Air France Aérospatiale/BAC Concorde 101-cn 203
    (em inglês).
  2. Aircraft Number 203 (em inglês).
  3. Concorde F-BTSC-French
    Production Test Aircraft
    (em
    inglês
    ).
  4. Transcrição
    do CVR
    (em inglês).
  5. BEA. Acidente
    em 25/jul/2000(...)c/ o Concorde de registro F-BTSC operado pela Air
    France
    (em inglês). Jan/2002. Página visitada em
    30/6/2013.
  6. BEA. Anexos
    ao Relatório Concorde F-BTSC
    (em inglês). Jan/2002. Página visitada em
    30/6/13.
  7. N13067
    Continental Air Lines
    (em inglês).
  8.  Folha de São Paulo. Concorde
    pousa em Londres em seu último vôo comercial
    . 24/10/2003. Página
    visitada em 30/6/2013.
  9. O Estadão Internacional. Tribunal
    francês culpa Continental Airlines por acidente com Concorde
    .
    6/12/2010. Página visitada em 30/6/2013.
  10. Sapo.pt. Companhia
    aérea 'Continental' ilibada na queda do Concorde
    . 29/11/2012.
    Página visitada em 30/6/2013.