O ano da bruxa?






Em número de vítimas fatais por acidente, o ano de 2014 já é o mais trágico da história da avião comercial mundial, nos últimos 72 anos de registros da Aviation Safety Network. Em apenas 10 acidentes morreram 597 pessoas.

Em segundo lugar em número de vítimas fatais por acidente ficou o ano de 1985, quando em 42 acidentes aéreos morreram 2010 pessoas. A Aviation Safety Network é uma associação privada que registra acidentes aéreos e questões de segurança na aviação.

Os números de 2014 devem ficar ainda mais graves com a queda nesta quinta-feira do voo da Air Algerie, no Mali, que transportava 116 pessoas e que não está computado nestes dados ainda.

Caso não haja sobreviventes, 2014 ficará próximo dos anos de 2012 e 2013 somados, quando foram registradas 740 vítimas fatais na somatória dos dois anos.

Na verdade foram os últimos sete dias que causaram especial impacto nas estatísticas de fatalidade da aviação comercial: 345 pessoas morreram em dois voos.

Na quarta-feira, um único acidente da companhia TransAsia deixou pelo menos 47 mortos e onze hospitalizados, algums em estado grave e com grande risco de morte.

Na quinta-feira passada, o voo MH17 da Malaysia Airlines deixou 298 mortos enquanto sobrevoava o Leste da Ucrânia. A disputa geopolítica levou a uma nova escalada de tensão entre o Ocidente e a Rússia.

Outro acidente, ainda encoberto de mistério, foi o desaparecimento do voo MH370 da Malaysia Airlines em 8 de março deste ano. Até agora não foram encontrados vestígios das 239 pessoas a bordo nem de nenhuma parte da aeronave.

Lição de casa para todos nós

Fonte: BBC